fundo parallax

HORTO DE CAMPOS DO JORDÃO FOI SEDE DE MAIS UM CURSO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA BIRDING BRASIL

 

Com apoio da FUNDAÇÃO FLORESTAL  a Birding Brasil promoveu neste final de semana (04 e 05/11/17) o 7o Curso de Observação de Aves destinado a capacitação de gestores, monitores, observadores de aves, fotógrafos e interessados na área de forma geral.

Biólogo Wagner Nogueira (palestrante) e Geraldo Pires Panucci /Birding Brasil (organizador e promotor)

Desta vez o evento aconteceu no Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) e foi ministrado por um dos mais renomados especialistas em aves do país, o Biólogo/Ornitólogo Wagner Nogueira (Betim/MG).

O Curso  contou com a participação de 27 pessoas de diversas localidades do estado de S.Paulo e Minas Gerais, atingindo o objetivo de trazer cada vez mais e com mais precisão, conteúdos educativos e informações importantes para que os praticantes desta atividade possam faze-lo com qualidade e sem prejuízo ao meio ambiente de forma geral.

Diego Lustre (Gestor da Unidade em Campos do Jordão) foi um grande incentivador do evento.

Para Diego Lustre (Gestor do Parque Estadual de Campos do Jordão), o evento foi um sucesso e seu objetivo é incentivar e implementar cada vez mais ações desta natureza no parque. Diego fez questão de frisar que o Horto está com as portas abertas aos Observadores de Aves de todo Brasil e para frequentar o parque com este objetivo, basta preencher apenas uma vez, um pequeno cadastro para controle do parque.

 

 


O Curso foi dividido em 3 etapas, sendo que no sábado das 14:00 as 18:00 hs, Wagner abordou em sua palestra diversos temas que incluiu, desde informações gerais para quem está se iniciando no Birding, e até como a Ciência Cidadã pode colaborar com os pesquisadores e cientistas desta área. “A ciência cidadã é um tipo de ciência baseada na participação informada, consciente e voluntária, de milhares de cidadãos que geram e analisam grandes quantidades de dados, partilham o seu conhecimento e discutem e apresentam os resultados”.   Como convidado especial, o guia THIAGO CARNEIRO fez uma palestra, relatando a rotina de seu trabalho e contando aos presentes um pouco de sua trajetória até chegar a ser conhecido atualmente como um dos melhores Guias Birding do Brasil.

Ainda no sábado, a 2a etapa do curso foi encontrar as aves noturnas ocorrentes na área e fazer os registros fotográficos e sonoros.  Foram encontradas: Coruja-listrada (Strix hylophila) , Mãe-da-lua/Urutau (Nyctibius griseus) e Bacurau-tesoura-gigante (Hydropsalis forcipata).

 

Coruja-listrada (Strix hylophila) apareceu nos dois dias do Curso.

Urutau /Mãe da Lua (Nyctibius griseus)
Como sempre, deu moleza para todos clicarem a vontade!


Para a 3a etapa estava prevista a atividade da “passarinhada” durante todo o domingo nas trilhas do parque, fato  que só não ocorreu plenamente por conta de uma leve chuvinha que começou a cair por volta das 13 horas, resultando na “migração” dos participantes para a sala de palestras, onde Wagner pôde concluir sua palestra sobre Ciência Cidadã.


No domingo a tarde, após muitos participantes resolverem por o pé na estrada para não pegarem transito na volta do feriadão, resolvemos num grupo pequeno, arriscar apesar da chuvinha,  subir aos 1.900 metros de altitude para registrar o SAUDADE (Lipaugus ater), pois vir a Campos do Jordão e não ver esta linda ave seria uma frustração. A visão é fenomenal do vale do SAUDADE, e logo ao descer do carro, nosso companheiro Silvander já anuncia: Ele está vocalizandooo !! Aí foi só chamar alguns minutos e …

Em Campos do Jordão, o Vale do Saudade fica a 1.900 metros de altitude. Lugar pra lá de especial!

Saudade (Lipaugus ater), finalizou nosso evento com “chave de ouro”

A Birding Brasil e a Urubu Rei premiaram os 2 primeiros colocados na categoria “maior lista das aves registradas” no período das 06:00 hs da manhã ao meio dia do domingo. Os vencedores: 1o lugar: Silvander Mendes (91 espécies) e 2o lugar: André Cutolo (49 espécies).

LISTA DE SILVANDER MENDES:  http://ebird.org/ebird/view/checklist/S40383737

 

 

Yes No