AS MULHERES DOMINAM O RANKING NACIONAL DA OBSERVAÇÃO DE AVES NO BRASIL

Com mais de 1.900 espécies de aves registradas , o Brasil hoje é o segundo país no ranking mundial nesta modalidade, atrás apenas da vizinha Colômbia.  A atração cada vez maior pela observação das aves transformaram os adeptos em verdadeiros parceiros na conservação das espécies por todo país (cidadãos cientistas).

“A participação da sociedade na contagem sistematizada de aves é bastante popular nos países da Europa e nos Estados Unidos, sendo crescente o número de observadores que alimentam programas de monitoramento que são usados para documentar consequências de ações antrópicas ao meio ambiente.”

 “Todas essas atividades tem como base o conceito de Citizen Science (Cidadão Cientista), que busca envolver os cidadãos nos debates do campo científico e ampliar tanto a participação ativa quanto o compromisso da sociedade na construção de uma ciência pública e engajada. No Brasil, o Projeto Cidadão Cientista foi criado 2014 pela SAVE Brasil, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramenta de conservação das espécies e seus habitats através do envolvimento da sociedade seguindo o conceito de ciência cidadã.”


Atualmente temos no Brasil, disponível oficialmente no site wikiaves.com.br, um número expressivo de observadores com mais de 1.000 espécies registradas. São 46 pessoas das mais variadas classes profissionais e das mais diversas partes do Brasil.

Dentre elas, encontramos entre os 5 melhores do ranking geral, 3 mulheres que encontraram no birdwatching, a paixão e o prazer pelas aves e pela natureza, tornando a atividade numa competição saudável e muito respeitosa, onde quem leva a melhor são os bichos e a ornitologia brasileira.

Na primeira colocação geral está a Alagoana de Maceió, Arquiteta e Urbanista, ESTER RAMIREZ com 1.450 espécies. Na quarta posição geral e segunda mulher do ranking, encontra-se Artista Plástica, Piracicabana radicada em São Paulo VIVIANE DE LUCCIA com 1.409 espécies e ocupando a quinta classificação geral e a terceira mulher do Brasil, a Prudentina também radicada em São Paulo, SILVIA FAUSTINO LINHARES com 1.390 espécies. O fotógrafo profissional JOÃO QUENTAL e o médico MARCO GUEDES ocupam a 2ª. posição geral com 1.440 e 3ª posição com 1.426 espécies respectivamente.

ESTER RAMIREZ, VIVIANE DE LUCCIA E SILVIA LINHARES
AS 3 TOP BRASIL DO RANKING NACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Pará, Guia Birding Brasil esteve “simbólicamente” na comemoração das 1.400 espécies de Viviane de Luccia. O Guia Gilberto Nascimento veste a camiseta “sou birdwatcher” da Birding Brasil.

Durante o AVISTAR BRASIL 2017, o prazer de conhecer pessoalmente a simpática ESTER RAMIREZ (1o lugar no Ranking Nacional)

Viviane de Luccia durante sua palestra no 2o Curso de Observação de Aves com JARBAS MATTOS (2015 – Rio Claro /SP)

ESTER RAMIREZ no Pará com o marido e o Guia do Parque Nacional Gilberto Nascimento

O Guia Birding Brasil aproveita para parabenizar a todos deste ranking, até mesmo o que está com 1 espécie registrada, pois é desta forma que entendemos ser possível, paulatinamente ir mudando a cultura do brasileiro, que durante muitos e muitos anos, preservar era sinônimo de gaiolas.

Yes No