CEMAVE ANUNCIA SELECIONADOS PARA O CURSO DE ANILHAMENTO

FOTO anilhagemdeaves.weebly.com/

O Curso de Anilhamento de Aves Silvestres,  tem por objetivo apresentar as principais técnicas de captura e marcação de aves e suas aplicações na pesquisa e monitoramento de aves silvestres. A organização técnica do Curso é do CENTRO NACIONAL DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DE AVES SILVESTRES – CEMAVE e será realizado no Parque Nacional de Brasília /DF de 16 à 20 de Outubro de 2017.
Observação: Por se tratar de um curso de introdução à técnica de anilhamento, com carga horária reduzida, a participação do aluno não o habilitará a se tornar um anilhador sênior. O Curso é dirigido à estudantes e profissionais de biologia ou áreas afins que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa, monitoramento e manejo de aves no Brasil.

SELECIONADOS

1.    Carla Josiane Terres
2.    Cassiana Alves de Aguiar
3.    Fernando Henrique Previdente
4.    Fernanda Riera Paschotto
5.    Isis Costa Cambraia
6.    Jaqueline Orlando
7.    Lucylli Alves dos Santos
8.    Maíla Brandão Couto
9.    Marcela Gilberti
10.  Rafael Mitsuo Tanaka
11.  Silvander Aparecido Mendes Pereira
12.  Vinícius Rozendo Vianna

SUPLENTES

1.    Cláudia Cavalcante Rocha Campos
2.    Priscila Bernardes Couto
3.    Raquel Justo
4.    Jonatas Souza Rocha

Anilhamento de aves

PESQUISA E MONITORAMENTO

Entre as atividades desenvolvidas pelo CEMAVE destaca-se a coleta de dados seguindo método científico. As informações produzidas subsidiam decisões para a conservação das espécies e seus ambientes. Vários projetos são executados em perspectiva de longo prazo, implicando no monitoramento de tendências. Protocolos estão sendo elaborados visando à padronização das coletas, inicialmente para testes em projetos no interior de unidades de conservação, os quais podem ser aplicados também fora delas (ver Monitoramento em UCs).

MONITORAMENTO DE AVIFAUNA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O monitoramento das aves em Unidades de Conservação é um projeto de longo prazo que visa avaliar as tendências das populações de aves nas Unidades de Conservação Federais e os possíveis fatores que possam estar impactando a viabilidade das espécies.

Desenvolvido primeiramente nos biomas Caatinga e Cerrado, faz parte do compromisso assumido pelo governo brasileiro na Convenção da Diversidade Biológica. O CEMAVE atua em parceria com diversas instituições de pesquisa para aplicar um protocolo padronizado para amostragem e monitoramento da avifauna.

Mais informações: http://www.icmbio.gov.br/cemave/

Yes No