GUARAÚ EM PERUÍBE/SP UM PARAÍSO PARA A OBSERVAÇÃO DE AVES

MOCHILEIROS HOSTEL E POUSADA - PERUÍBE SP

ILHA DO GUARAÚ O CARIBE BRASILEIRO

Pertencente ao município de Peruíbe, Guaraú fica a aproximadamente 30 km da capital paulista.  Considerado um dos lugares mais preservados do litoral de São Paulo,  Guaraú  fica  localizado entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú,  bem próxima da UC Estação Ecológica da Juréia/Itatins, que foi eleita pela Unesco como um dos santuários ecológicos da humanidade.

Guardando uma das maiores áreas preservadas de mata atlântica do litoral paulista, a UC da Juréia abriga lugares incríveis e um rico ecossistema, nos quais são encontradas 30 espécies endêmicas do Brasil e 11 globalmente ameaçadas  de extinção.

 

 A OBSERVAÇÃO DE AVES NO GUARAÚ – PERUÍBE/SP

A Observação de aves (Birdwatching) é uma modalidade de turismo em constante crescimento no país e atrai cada vez mais adeptos para a região do Mosaico de Unidades de conservação Jureia/Itatins (Peruíbe/SP).No Guaraú são encontradas cerca de 350 espécies de aves, mais de um terço de todas aquelas ocorrentes na Mata Atlântica.

Saíra-sapucaia (Tangara peruviana) by Leonardo Casadei – Mais de 200 registros no Wikiaves feitos em Peruíbe/SP

Rio Tetequera- em Praia do Guarau – Reserva Juréia Itatins (Peruibe – SP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A região é composta de remanescentes de Floresta Alta de Restinga em estágio avançado de regeneração, restinga arbustiva, vegetação de praias, dunas e manguezais.

Apesar de não estar situada dentro dos limites da Estação Ecológica Juréia-Itatins, a importância da região do Guaraú consiste em ser uma verdadeira área de amortecimento da Estação Ecológica.

 

No Guaraú, o observador de aves poderá se hospedar no MOCHILEIROS HOSTEL E POUSADA onde,  além dele ser muito bem acolhido, será assessorado por um profundo conhecedor das aves da região.

FABIO BARATA – HOSTEL OWNER AND BIRD OBSERVATION GUIDE

O biólogo Fabio Barata proprietário do Mochileiros Hostel e Pousada, há 9 anos  divide a administração da pousada com a prática da observação de aves, atuando como Guia Birding local, monitorando quase que diariamente o Guaraú e guiando turistas brasileiros e estrangeiros que buscam registros fotográficos ou mesmo avistamentos das principais aves que ocorrem na região.

 

 

Aves marinhas são aves adaptadas ao meio ambiente marinho, como os albatrozes, não se devendo confundir com as aves costeiras já que, ao contrário destas, apenas vêm a terra com a intenção de nidificar

Mochileiros conta com roteiros terrestres, Marítimos (saídas pelágicas) e roteiros  para pessoas  com mobilidade reduzida, onde é possível  facilmente observar diversas espécies de Saíras, Tucanos, Beija flores, Surucuás, Choquinhas, Maçaricos, Saracuras dentre outras. Passando por Mata de encosta, Restingas, Mar, Manguezais e praias.

Vídeo de uma SAÍDA PELÁGICA realizada com o apoio do Biólogo FÁBIO OLMOS em julho de 2016:
https://www.facebook.com/mochileiroshostel/videos/1113843718677139/                                

Lista completa das aves registradas em Peruíbe/SP:

http://www.wikiaves.com/especies.php?&t=c&c=3537602

 

Yes No