fundo parallax

2a EXPEDIÇÃO DO GUIA BIRDING BRASIL FOI NO INTERIOR DO ESTADO DE S.PAULO

O DESTINO FOI A FAZENDA SANTA HELENA EM BARIRI SP – O NOVO HOTSPOT PARA A OBSERVAÇÃO DE AVES NO CENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

A Expedição composta por 8 observadores registrou 105 espécies durante o final de semana

A Fazenda localiza-se no Município de Bariri-SP, região central do Estado de São Paulo a cerca de 300 Km da capital paulista possuindo duas nascentes de água (minas), um Córrego, um açude e cerca de 8 hectares de matas ciliares preservadas.

 

Há também vários outros fragmentos de Cerradão no entorno da Fazenda incluindo o maior fragmento do Município de Bariri conhecido como Matão da São Francisco com área de 150 hectares.

 

O grupo composto de birders com relativa experiência em passarinhadas, objetivou explorar a Fazenda e seu entôrno, não sómente buscando lifers individuais, mas encontrar e registrar o máximo de espécies residentes e migratórias na região. Foram 105 espécies registradas durante o final de semana.

 

Veja lista dos registros: http://ebird.org/ebird/view/checklist/S40129345


Jefferson Otaviano (Campinas/SP), experiente guia-birding comandou a galera com muita dedicação e paciência, procurando não deixar ninguém sem registrar as aves que foram se apresentando no decorrer da passarinhada.


Já na sexta-feira 20/10 logo após a chegada na fazenda, Santino Frezza guiado pelo proprietário da Fazenda João André Miranda de Almeida Prado, fez “de susto” o registro inédito de uma Anhuma (Anhima cornuta) para o munícipio de Bariri/SP


 


Fotos de CONCEIÇÃO LUZ

A programação do domingo foi prejudicada por uma chuvinha que não deu trégua e acelerou nosso retorno para a casa da Fazenda. A expectativa seria registrar ainda: Formigueiro-de-barriga-preta, Maria-ferrugem, Fruxu-do-cerradão, Sanhaçu-de-coleira, Coleirinho-do-brejo, Bentevizinho-do-brejo, Jacupemba, Maria-preta-de-bico-azulado, João-bobo e outros.


João Andre, Donisete, Santino, Jefferson, Geraldo, Luciana, Tania, Maria Cecilia e Conceição

A galera se despediu da Fazenda Santa Helena, ja deixando saudades

Os interessados em saber mais sobre a Fazenda podem fazê-lo através da página:

http://www.guiabirdingbrasil.com.br/venha-conhecer-fazenda-santa-helena/

Interessados em marcar uma passarinhada, entrar em contato com:

Jefferson Otaviano – CONSULTOR LOCAL

 

Yes No