Harpia atrai visitantes para as florestas de Marechal Floriano/ES

Gavião-real (harpia harpyia) by: João Sergio Barros

Gavião-real (harpia harpyia) by: João Sergio Barros

Marechal Floriano munícipio do Espírito Santo está sendo muito procurado pelos observadores de aves desde março desde ano, pois uma ave muito especial tem sido avistada nas matas da região próxima ao Zoo Park das Montanhas, localidade de Rio Fundo.

Trata-se de um Gavião-real (harpia harpyia), que além de ser uma ave rara é também considerada a ave predadora “mais forte” do planeta, com bico potente e garras maiores do que as do urso pardo americano, medindo cerca de 90 a 105 cm de comprimento e envergadura de mais de 200 cm, com peso entre 4 e 4,8 Kg para o macho e 7 a 9 Kg para as fêmeas.

De acordo com os observadores da Amoaves, Roberto Oliveira Silva e Leoderio Velten, existe a possibilidade da Harpia estar frequentando a região, pelo fato de ter um casal da espécie em cativeiro no zoológico local.

Neste período, a Amoaves se reuniu com o proprietário e os biólogos do Zoo, para traçarem algumas normas de visitação dos observadores que chegam das várias partes do Brasil, tudo por meio de agendamentos.


 

Além disso, os associados da Amoaves e do Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo (Coa-ES), foram autorizados a visitação do local a partir das 06 hs da manhã.  Neste horário, a Harpia geralmente começa a aparecer no topo das árvores para iniciar o processo de secagem da plumagem, às vezes fazendo pequenos voos e pousando no alto dos eucaliptos do zoo.

Gavião-real (harpia harpyia) by: João Sergio Barros

O número máximo permitido de observadores nesse horário é cinco por vez, para evitar interferência na rotina diária do local. Leoderio faz um apelo a população do munícipio para colaborarem: “É importante termos a consciência de preservação de animais como esse gavião-real, que é uma ave rara e que necessita de todo um trabalho de colaboração da sociedade para manter essa e outras aves em seu habitat natural”.

Saiba mais sobre a Harpia:

A espécie tem um crescimento populacional muito lento. Fato que associado à destruição de grandes áreas florestais e a caça indiscriminada, torna a espécie ameaçada de extinção em nosso país. Geralmente apenas um filhote sobrevive, levando cerca de cinco meses para voar e de dois a três anos para se tornar adulto, dependendo dos cuidados dos pais por até mais de um ano.

Esta espécie não se reproduz todos os anos, pois necessita de mais de um ano para completar seu período reprodutivo.

Seu habitat são as florestas primárias, densas e de galeria. Vive solitário ou aos pares nas copas das árvores e faz seus ninhos no alto das árvores maiores, como sumaumeiras e castanheiras, de onde pode observar tudo ao redor. O ninho tão grande quanto o de um tuiuiú, é construído com pilhas de galhos. Põe dois ovos cinza-esbranquiçados entre os meses de setembro e novembro, os quais devem pesar em torno de 110 gramas cada um e seu período de incubação é de 52 dias.

Apesar do seu tamanho descomunal, o bicho é bastante ágil e difícil de ser visto

Gavião-real (harpia harpyia) by: Maria Cecilia Masiero

Seu prato predileto são animais grandes, como a preguiça, mutuns, coatás, macacos-prego, guaribas, filhotes de veados, araras-azuis, seriemas, tatus, cachorros-do-mato, iguanas e cobras. É muito rápido e forte em suas investidas, sendo capaz de arrancar preguiças agarradas ao galhos de árvores.

Reza a lenda na floresta que a ave de garras afiadas ataca pessoas e come crianças, o que estimula ainda mais a matança. O avanço da fronteira agrícola e da retirada de madeira é outro fator de risco, uma vez que a espécie necessita de grandes áreas preservadas para a sobrevivência.

Para resguardá-la, não resta outro caminho que não a conscientização.

Fontes: http://www.montanhascapixabas.com.br/site/index.php/pt-br/geral/2973-ave-rara-atrai-a-atencao-de-observadores-em-marechal-floriano

https://novo.folhavitoria.com.br/geral/noticia/05/2018/ave-gigante-rara-pode-ser-observada-nas-matas-de-marechal-floriano

https://youtu.be/KLN6kAygZw0

 

Yes No