JOVEM OBSERVADORA DE AVES LANÇA LIVRO-GUIA PARA INICIANTES

“AVES DA DEMÉTRIA – UM PEQUENO GUIA PARA CIDADÃOS CIENTISTAS”

 

PROJETO

O projeto deste pequeno guia, surgiu de uma ideia que a jovem observadora de aves LORENA PATRÍCIO (15 anos),  teve para desenvolver nas crianças do bairro “Estância Demétria” em Botucatu/SP, maior interesse pelas aves, de forma que pudesse organizar passarinhadas interagindo com elas.

Lorena  vinha catalogando há tempos as espécies ocorrentes no bairro e percebeu já ter um bom material para dar start no projeto do guia. Em agosto, conversando com Gersony Jovchelevich (agrônoma) moradora do bairro e apaixonada por aves, resolveram unir as forças para efetivarem  o projeto.  Juntas buscaram auxílio com especialistas e instituições patrocinadoras.

“Foram apenas 3 meses para finalizar o trabalho, de forma que viesse a ser um ótimo presente de Natal para toda comunidade da Demétria”, comentou Lorena

DEMÉTRIA

A estância Demétria, que o nome significa “consagrada à mãe terra” (https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/demetria/), fica localizada fora da cidade, em uma extensa e bem preservada área. Os imigrantes europeus fizeram dali, a primeira fazenda biodinâmica do Brasil. Através do cultivo de alimentos orgânicos utilizando preparos diferenciados e cuidando bem do solo, a vegetação que já não existia, se recuperou e hoje conta com 150 hectares de terra cultivados pela Agricultura Biodinâmica, fato que atrai muitas espécies de aves para a região.  O número de aves já registradas se aproxima às 200 espécies, entretanto poucas pessoas notam a riqueza da avifauna ali existente.

Com cinco condomínios residenciais e uma Escola onde Lorena estuda atualmente, o bairro Demétria formou uma forte comunidade de moradores que possuem um estilo de vida diferenciado. As casas no campo são próximas das áreas de cerrado ou da mata ciliar e são constantemente visitadas por muitas espécies de aves.

O GUIA

Reunindo 72 espécies, o Guia é uma amostra da diversidade de aves que ocorre na Estância (as mais comuns). Feito para iniciantes, é simples e muito prático. Fornece conhecimentos básicos e também fotos ilustrando cada espécie, além de apresentar a importância da observação de aves, dicas de como começar e como atrair as aves para o quintal, voltando-se para o conceito de Ciência Cidadã.

“Embora seja um livro de aves da Estância Demétria, seu conteúdo fácil e acessível serve para todos aqueles que buscam um guia simples para iniciar na observação de aves. As espécies são todas muito comuns na maioria do estado de São Paulo, não só na área.”

A jovem observadora de aves, divulgando sua obra

 

E para quem quiser saber mais e ver como foi o processo deste trabalho, segue o link de uma amostra em vídeo feito pela Lorena:
https://www.youtube.com/watch?v=sd_rqqZqVf0&t=156s

 

O valor do livro é de R$30,00 (+ frete)
Os interessados devem entrar em contato através do e-mail:
aves.demetria@gmail.com

Para conhecer um pouco mais sobre a jovem autora:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009679353817

 

Yes No