MANAUS EXPEDITIONS DA BIRDING BRASIL ALCANÇOU PLENO ÊXITO

Geraldo Panucci e Maria Cecilia Masiero (Birding Brasil/Rio Claro SP), Catarina Sato,  Mário Sato e Tania Mara Camargo/Campinas SP, André e Regina Takeuchi/Ituituba MG e Kacau Oliveira/Resende RJ

Nem mesmo terminou e já deixou muitas saudades. De 07 à 14 de abril/2018, foram 7 dias que pareceram 7 horas de intensa atividade das 04.30 hs da manhã  quando acordávamos até as 22.00 hs quando já não aguentávamos mais ficar em pé.

Foi uma grande honra conhecer o mito Czaban e a competente Guia Eleonora

Logo no 1º dia da expedição tivemos a honra e a satisfação de sermos ciceroneados por nada mais do que o mito Robson Czaban e a guia Eleonora  Pinheiro que nos levaram a conhecer PAU ROSA em busca do Brilho de Fogo e outras aves sensacionais. O grande conhecimento das aves do local pelos nossos cicerones, resultaram em 23 lifers logo de cara que nos deixaram muito animados e ansiosos pelos próximos dias.

No Pau Rosa, muitas espécies novas

 

 

 

 

 

 

 

 


No 2º dia fomos à Presidente Figueiredo onde o Guia Birding FRED ROLDÃO e sua esposa Juliane Tavares  nos levaram na cara do “Uirapuru-verdadeiro”  e também do “Galo-da-Serra“ onde o destino não quis que eu tivesse a grande satisfação de admirar e fotografar tão bela ave. Um mal súbito já quase no final da trilha, “me derrubou” com uma queda brusca da pressão arterial e possível ameaça de congestão  (https://seligasaude.com/congestao-alimentar/) provocada por uma pesada refeição com ingesta de bastante proteína animal e 5 copos de suco de cupuaçu antes do início do difícil percurso de quase 3 km de trilha. Quando me recuperei já era tarde, o bichinho já tinha se escondido, o tempo estava escurecendo e ameaçando chover, tivemos que bater em retirada. Ficou o gostinho de vê-lo por alguns segundos atrás das galhadas. *Agradecimentos especiais a Fred Roldão pelos cuidados especiais que me dispensou durante a crise.

Geraldo com o Guia Birding Fred Roldão de Presidente Figueiredo

Geraldo, Cecilia e Kacau na Torre do Musa

O 3º dia da expedição foi livre e enquanto uma parte do grupo preferiu conhecer pontos turísticos de Manaus e mergulhar com o boto, eu, Maria Cecília e Kacau fomos fazer um “primeiro reconhecimento” da Torre do Musa.

Muito “sem compromisso” chegamos já quase no meio da manhã e aí fica difícil para passarinhar até em Manaus, pois com o intenso calor, as aves procuram abrigo nas densas copas das arvores ou em outros locais mais frescos para se protegerem.

Kacau Oliveira fazendo seu registro 

 Ao subir na 1ª. plataforma notamos a presença de outros observadores no andar de cima, pois conversavam num tom que conseguíamos ouvir. Foi aí que fiquei curioso e subindo as escadas logo avistei a amiga Dina Galdino com o filho fotógrafo Luciano Bernardes e o amigo Marcelo Jordani Feliti.  Após calorosos cumprimentos, Luciano nos reportou que já estavam no último dia da viagem e que estavam muito felizes com os resultados, nos mostrando na tela da câmera o vídeo sensacional do Uirapuru.

Encontro na Torre do Musa com Luciano Bernardes, Dina Galdino e amigo Marcelo

 Fomos almoçar e resolvemos ligar para a amiga Eleonora que se dispôs a dedicar um pouco do seu tempo para nos acompanhar no Hotel Tropical, onde mais uma vez foram lifers atrás de lifers começando pela “rolinha-cinzenta” que estava ciscando no chão logo na entrada.

 Chegamos no 4º dia e nem sinal do cansaço previsto para as noites de poucas horas de sono e dias de intensa atividade. Nosso encontro com os próximos guias foi marcado para as 05.30 hs da manhã e no local combinado, lá estavam as “feras”,  Vanilce e Luiz Fernando de Carvalho, que nos levariam a partir daí a descobrir outras áreas espetaculares e aves maravilhosas de Manaus e região.  Foram 3 dias (4ª. 5ª. e 6ª.) na companhia agradável deste casal com fama internacional  como Guia Birding, pela expertise, carisma e profissionalismo durante todo o período que estão guiando. Muitas risadas, muitas histórias, um clima muito agradável entre o grupo, e no lugar da competição referente aos lifers, o que surgiu foi um espaço para o companheirismo, respeito e colaboração entre todos.

 


 

Confraternização final no último dia

Acabou, pra mim ficará marcado para sempre como a mais espetacular “expedição” até o momento da Birding Brasil.  A próxima já programada para a Canastra em Julho será igual? Será melhor? Todas elas serão espetaculares com suas peculiaridades e magnitudes!!

Nossos agradecimentos especiais à: Vanilce e Luiz Fernando de Carvalho, Robson Czaban e Eleonora Pinheiro, Fred Roldão e Juliane Tavares, ao Hostel Hanuman pela hospitalidade e aos membros do grupo que tornaram a semana em Manaus dias inesquecíveis: Catarina e Mario Sato, André e Regina Takeuchi, Tania Mara de Camargo, Kacau Oliveira e minha esposa companheira e amiga Maria Cecilia Masiero.

Geraldo em papo descontraído com Luiz Fernando e Vanilce na Pousada Cirandeira Bela / Manacapuru AM

 

 

 

Na despedida do Hostel Hanuman com os proprietários Jony e Guta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Clique na foto para ver com boa resolução

Em breve, lista atualizada das aves registradas durante a MANAUS EXPEDITION

 

Yes No