GUARAÚ EM PERUÍBE /SP UM PARAÍSO PARA A OBSERVAÇÃO DE AVES

 No litoral sul de São Paulo o Guaraú é um verdadeiro paraíso para a Observação de Aves, onde o mar, rio, cachoeiras e montanhas se unem.

Ilha do Guaraú – o Caribe brasileiro

Pertencente ao munícipio de Peruíbe, Guaraú fica a aproximadamente 30 km da capital paulista.

Considerado um dos lugares mais preservados do litoral de São Paulo,  Guaraú  fica  localizado entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú,  bem próxima da UC Estação Ecológica da Juréia/Itatins, que foi eleita pela Unesco como um dos santuários ecológicos da humanidade.

Guardando uma das maiores áreas preservadas de mata atlântica do litoral paulista, a UC da Juréia abriga lugares incríveis e um rico ecossistema, nos quais são encontradas 30 espécies endêmicas do Brasil e 11 globalmente ameaçadas  de extinção.

 

A OBSERVAÇÃO DE AVES NO GUARAÚ – PERUÍBE/SP

PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA (by Criadouroonçapintada.org

A Observação de aves (Birdwatching) é uma modalidade de Turismo em constante Crescimento no país e atrai cada vez mais adeptos para a Região do Mosaico de Unidades de conservação Jureia/Itatins (Peruíbe/SP).  No Guaraú são encontradas cerca de 350 espécies de aves, mais de um terço de todas aquelas ocorrentes na Mata Atlântica.

A região é composta de remanescentes de Floresta Alta de Restinga em estágio avançado de regeneração, restinga arbustiva, vegetação de praias, dunas e manguezais.

Apesar de não estar situada dentro dos limites da Estação Ecológica Juréia-Itatins, a importância da região do Guaraú consiste em ser uma verdadeira área de amortecimento da Estação Ecológica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trilhas monitoradas e muita aventura fazem parte da programação de férias do PESM – Núcleo Padre Dória – foto: Roberto de Morais

                                     De 1° a 23 de julho, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar contará com uma programação especial de férias. Com o tema “Conhecendo para preservar”, o objetivo do evento é o de promover a integração das pessoas com a natureza e a conscientização ambiental dos participantes. Durante o período, serão realizadas trilhas monitoradas diversas, atividades para a criançada do entorno e observação de aves.

                                                                         Esta é a quinta edição do evento. A programação é aberta ao público e gratuita. Os interessados devem se inscrever com antecedência mínima de três dias da atividade na qual deseja participar. As saídas ocorrerão a partir da Sede Administrativa em Salesópolis. O Transporte da Sede até as trilhas é de responsabilidade do visitante.

Observando aves em Parque Padre Dória / Salesópolis foto: Geraldo Pires Panucci

Segundo a gestora do PESM – Núcleo Padre Dória, Ana Lúcia Wuo, as vivências em meio à natureza, além de extremamente prazerosas, propiciam o conhecimento e estimulam a formação de uma consciência ecológica. “Com atividades como esta, estamos difundindo informações sobre como o ser humano pode conviver e integrar-se com o meio ambiente de forma sustentável, além de chamar a atenção sobre a necessidade de proteger as florestas e sobre o papel de cada um de nós nesta busca pela preservação.”
Confira a programação completa e participe!
01 e 02/07, às 7h – Trilha do Poço Bonito
07, 08 e 09/07, às 7h – Trilha do Balcão
14/07, às 8h – Trilha do Funil
15/07, às 8h – Trilha do Guardião
16/07, das 13h às 16h – Ecobrinquedoteca com crianças do Bairro dos Pintos
21 e 22/07, às 7h – Estrada do Rio Pardo e Trilha do Rio Pardo (necessário carro 4×4)
23/07, às 6h – Observação de Aves na Trilha Vale do Rio Claro
Parceiro
Associação de Moradores do Bairro dos Pintos – UMAP
Serviço
Telefone: (11) 4696 0981
Endereço: Rua Alferes José Luiz de Carvalho n° 550 – Centro, Salesópolis/SP. Lateral da Casa da Agricultura.
Fonte: http://fflorestal.sp.gov.br/2017/06/20/a-diversao-toma-conta-do-nucleo-padre-doria-do-pesm-no-mes-de-julho/

 

 

 

 

Yes No