SAVE Brasil comemora 4 anos do Projeto Cidadão Cientista com apoio da Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 mil observadores de aves no Brasil, essa prática tem crescido no país. A expectativa da SAVE Brasil é chegar a um milhão de praticantes no país.

O Projeto Cidadão Cientista da SAVE Brasil completou 4 anos em 2018 de parceria com a Fundação Grupo Boticário.  Levar a comunidade a participar efetivamente das causas ambientais nunca foi uma tarefa fácil. Porém a SAVE Brasil criou uma maneira prática de envolver os amantes das aves na proteção dos ambientes naturais.

PREMIO VON MARTIUS DE SUSTENTABILIDADE

A SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem um foco especial na conservação das aves brasileiras e que faz parte da aliança global da BirdLife International presente em 120 países. Em 2014 a instituição criou o PROJETO CIDADÃO CIENTISTA visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramenta de conservação das espécies e seus habitats através do envolvimento da sociedade. Desde então mais de 14 parques no Brasil foram visitados pelos grupos de observadores de aves e amantes da natureza. O projeto inclusive recebeu em 2017 o PRÊMIO VON MARTIUS de Sustentabilidade que reconhece os principais projetos no país com foco em boas práticas.

E como isso acontece? Pessoas ou cidadãos cientistas como chamamos, de todas as idades e níveis de conhecimento se encontram num local com hora marcada e fazem uma caminhada pelo parque geralmente em trilhas pré-determinadas.

O grupo é acompanhado por ornitólogos, para que possam mostrar e contar um pouco sobre as espécies observadas. Durante o trajeto são anotadas todas as espécies de aves observadas e ao término da caminhada a lista é conferida e inserida no aplicativo eBird  http://www.eBird.org.br/brasil.  

Esses dados ficam disponíveis para que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo possa ver. “Dessa forma, o projeto consegue monitorar com frequência as aves que ocorrem em determinadas regiões”.

Todos podem contribuir com a Ciência Cidadã, basta listar as aves observadas e disponibilizar no eBird

A prática da observação de aves é muito democrática porque qualquer pessoa em qualquer local pode participar e no Brasil a atividade  ou hobby,  vem crescendo muito ultimamente e hoje já atinge mais de 30 mil praticantes. A SAVE Brasil estima que chegaremos a um milhão de observadores no país.

Segundo Malu Nunes, diretora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que apoia o projeto “Cidadão Cientista”, “sensibilizar os praticantes que já têm uma ligação com a natureza e transformá-los em disseminadores da mensagem de conservação é fundamental para atingir um maior número de pessoas gerando sensação de pertencimento e mostrando como todos podem fazer a diferença”

 

Segundo os pesquisadores, a importância de acompanhar a presença das aves nas áreas naturais é porque elas são excelentes indicadores de qualidade ambiental, o que significa que, dependendo das espécies encontradas, conseguem entender se a região está equilibrada ou se necessita de ações de manejo, por exemplo.

Os monitoramentos nas UCs são realizados periodicamente junto aos grupos e os dados coletados são armazenados e disponibilizados ao público na plataforma web eBird gerida pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (EUA).

Ornitólogos acompanham os participantes dando informações sobre as aves.

Qualquer pessoa pode contribuir como cidadão cientista, basta fazer listas das aves registradas, contando o número de indivíduos de cada espécie e disponibilizando os dados no eBird. Para participar com os grupos oficiais, basta entrar em contato pelo e-mail  cidadaocientista@savebrasil.org.br  e ficar por dentro da programação.                             O projeto a partir de 2016 além das Unidades de Conservação na PN Boa Nova (Bahia), PN Tijuca (Rio de Janeiro), PE Cantareira (S.Paulo) e RN Salto Morato (Paraná), a instituição iniciou uma nova fase convidando os observadores de aves para participar de monitoramentos nos parques urbanos de São Paulo. Desde então os monitoramentos são feitos todo mês em parceria com o Observatório de Aves do Instituto Butantan e  Departamento de Fauna da Prefeitura de SP (DEPAVE 3)

PEQUENO MANUAL DE CIÊNCIA CIDADÃ

http://www.savebrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/12/Manual-Cidad%C3%A3o-Cientista.pdf

Para participar das passarinhadas do Cidadão Cientista e muitas outras, é só consultar o calendário  de Eventos de Observação de Aves e Ornitologia ou através das postagens no Facebook https://facebook.com/SAVEBrasil/

 

Conheça o vídeo da campanha I LOVE LIST que faz parte do projeto Cidadão Cientista.  https://www.youtube.com/watch?v=mS4OKEZNFukhttps://www.youtube.com/watch?v=mS4OKEZNFuk

 

O Projeto Cidadão Cientista completou 4 anos de parceria com a Fundação Grupo Boticário.

 

Yes No