fundo parallax

Vem Passarinhar RJ 2017

VEM PASSARINHAR RIO DE JANEIRO 2017

220 ESPÉCIES EM MEIO A TRILHAS, CACHOEIRAS E PAISAGENS DESLUMBRANTES

 

Há quem compare a região a um mar verde, onde as numerosas montanhas formam os contornos das ondas. Assim é o Parque Estadual do Desengano no estado do Rio de Janeiro,  criado em 13/04/1970.

O parque possui este nome devido estar localizado em seu perímetro a Pedra do Desengano, ponto culminante da região com 1.750 metros de altitude. São 25.000 hectares de extensão.

A maioria das terras pertencentes ao Parque encontra-se no município de Sta. Maria Madalena (40%). O restante encontra-se nos municípios de S. Fidélis e Campos. A densa floresta que reveste quase todo o Parque forma a última grande reserva de Mata Atlântica na parte norte do Estado do Rio de Janeiro. Seu relevo é bem ondulado, apresentando varias serras como a da Malha Branca, Grande, Agulha, Rifa, Morumbeca, Marimbondo, dos Barreiros, Itacolmi e da Barra Alegre, Gaivota, Mata-Cavalo, Boi Branco e Imbé, com altitudes que variam entre 800 e 1.750 metros.


E foi neste ambiente espetacular que o “ Vem Passarinhar Rio de Janeiro 2017” aconteceu de 12 à 15 de outubro. O evento teve como objetivo, inspirar e unir as pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves do Parque Estadual do Desengano no estado do Rio de Janeiro.

O parque estadual do desengano é uma das melhores áreas para observação de aves do Estado do Rio, pois está localizada entre o limite norte a sul da mata atlântica. Considerado um dos principais patrimônios naturais do Brasil, o parque conta com diversos rios, cachoeiras e trilhas em meio a uma área de mata atlântica praticamente intocada pelo homem.


No roteiro, diversos mirantes e pousadas bem estruturadas tornaram a atividade muito mais prazerosa e produtiva.  A realização do evento possibilitou a observação de um número expressivo de aves ( 220 espécies no total), das quais várias eram raras ou ameaçadas de extinção. Atualmente existem 497 espécies registradas na unidade. Veja aqui a lista de espécies registradas na edição 2017: http://www.taxeus.com.br/lista/10533


Página no facebook: https://www.facebook.com/vempassarinharrio/?hc_ref=

Vejam este vídeo, muito bem produzido e editado, relatando com detalhes o sucesso que  foi mais um Vem Passarinhar RJ. Parabéns ao Biólogo JOÃO MARINS e sua equipe pela organização primorosa e pelos excelentes resultados obtidos.

https://www.youtube.com/watch?v=GaE4FSVY70k&feature=youtu.be

 

Yes No