FAZENDA SANTA HELENA EM BARIRI/SP NOVO HOTSPOT PARA OBSERVAR AVES


HISTÓRIA

A Fazenda foi comprada por Waldemar de Miranda Prado (pai do atual proprietário) em 1974 e batizada de Fazenda Santa Helena do Retiro.Com área total de 186 hectares sendo 120 hectares cobertos por vegetação de Cerradão teve sua ocupação inicial marcada pelo plantio de café chegando a ter 50.000 pés plantados e toda a estrutura correspondente como tulhas, terreiros, maquinários, etc… A partir da geada de 1981 que aniquilou boa parte da cafeicultura no Estado de São Paulo, o café começou a ceder espaço para as pastagens que chegaram a ocupar praticamente toda a área produtiva da Fazenda com um rebanho de cerca de 300 cabeças de gado Nelore.

FAZENDA SANTA HELENA – VISTA DA PISCINA

FAZENDA SANTA HELENA – LAGO

No início dos anos 2000 a cana-de-açúcar começou a se desenvolver na região e a Fazenda então passou a produzí-la em cerca de 120 hectares. Em 2007 com o falecimento de Waldemar de Miranda Prado a Fazenda passou para a esposa e os filhos e a produção de cana-de-açúcar foi mantida. Em 2015 foi feita a divisão da propriedade e coube a João André Miranda de Almeida Prado, sua esposa Luciana Piva Miranda de Almeida Prado e filha Laura, uma área de 42 hectares que incluiu toda a sede da Fazenda com sua estrutura física.


LOCALIZAÇÃO

A Fazenda localiza-se no Município de Bariri-SP, região central do Estado de São Paulo a cerca de 300 Km da capital paulista possuindo duas nascentes de água (minas), um Córrego, um açude e cerca de 8 hectares de matas ciliares preservadas.

Há também vários outros fragmentos de Cerradão no entorno da Fazenda incluindo o maior fragmento do Município de Bariri conhecido como Matão da São Francisco com área de 150 hectares.

Tal condição propiciou que muitas espécies ficassem protegidas resultando no total de 200 espécies já identificadas na Fazenda e seu entorno sendo que 8 espécies observadas enquadram-se na categoria de “Ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo” como por exemplo o Jacurutu, o Curió, o Fruxu-do-cerradão, o Formigueiro-de-barriga-preta, Chorozinho-de-bico-comprido, Guaracava-de-topete-uniforme, Suiriri-cinzento e Sanhaçu-de-coleira além de mais 9 espécies na categoria “Quase ameaçadas de extinção” como o Ferreirinho-de-cara-parda, o Coleiro-do-brejo, Maria-ferrugem, Pica-pau-de-topete-vermelho, Soldadinho, Uí-pi, Papagaio, Cabeça-sêca e Jacupemba.


ALGUNS REGISTROS OBTIDOS NA FAZENDA E EM SEU ENTORNO

 

A paixão do proprietário João André pelas aves, surgiu desde criança, quando sempre se interessou e observou a natureza. Em 2012 começou a fotografar as aves e desde então sua paixão só aumentou. Já registrou na Fazenda 200 espécies e de maneira geral já possui 436 espécies fotografas nos mais variados locais. Ao assumir a propriedade, decidiu transformá-la em um Hotspot para a observação de aves, proporcionando aos amantes da natureza e das aves a oportunidade de observar e fotografar nossos maravilhosos pássaros, além de um local confortável e aconchegante junto à natureza

 

A Fazenda também é muito próxima de outros locais excelentes para observação de aves como o Rio Jacaré-pepira, a Marambaia, Dourado, Brotas, RPPN “Amadeu Botelho”, etc… de modo que torna-se um excelente e estratégico ponto para o turismo rural,  em especial o turismo para observação de aves.


AS TRILHAS

ACOMODAÇÕES

Contamos com 3 apartamentos, todos com banheiros privativos, com geladeiras, cortinas blackout, ventiladores e aquecedores elétricos, que acomodam até 14 pessoas e mais 3 quartos dentro da casa principal que acomodam mais 6 pessoas. Fornecemos as roupas de cama e banho para a comodidade de nossos hóspedes.




Veja a lista completa das 217 espécies registradas na Fazenda e seu entôrno e no município de BARIRI /SP

http://taxeus.com.br/lista/4903

http://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3505203&o=3&ef=
Para acessar a fanpage – Click no BANNER        ou:  @santahelenabariri     

Yes No