COMO ESCOLHER O SEU BINÓCULO PARA OBSERVAR AVES

Observadores de aves - by Daniel de Granville

Você já deve ter ouvido falar que para se praticar a “observação de aves” basta ter olhos e ouvidos.

foto:jcalderon@conabio.gob.mx

Esta afirmação é correta, pois dependendo do que se entende por “observar” é possível  se fazer até mesmo a olho nu.  Porém,  se pensarmos em “reconhecer e até detalhar” o que está sendo visto, não basta somente os olhos ou mesmo aquele binóculo comprado na loja de R 1,99. Entenda melhor sobre o assunto:

Primeiramente vamos precisar de um equipamento com boa  resolução, “aquela” que você já conhece dos equipamentos com imagem digital, celular, câmeras, computador,etc.  Como exemplo, imagine você vendo uma ave com o primeiro binóculo e saber que é um beija-flor e com o segundo poder identificá-lo que é um beija-flor-de-orelha-violeta, pois com melhor resolução facilita distinguir as cores, contrastes, etc.

Portanto, quais seriam então as especificações mínimas que devemos atentar na hora da compra?    Os binóculos praticamente se apresentam em dois FORMATOS, o ROOF e o PORRO, que definem a qualidade da imagem e o preço do binóculo. O prisma ROOF  é o tipo mais complexo e é mais caro. Os binóculos que possuem este sistema têm os tubos retos, como os telescópios.  O prisma PORRO é mais simples, mas tem melhor percepção da profundidade, isto é  porque as objetivas não estão alinhadas com as oculares.  Elas ficam mais afastadas entre si (imagem a esquerda) e normalmente é mais barato do que o ROOF que é menor e mais fácil de carregar.

 


Para a observação de aves, o ideal será ter um AUMENTO de 7 a 10x. Aumentos menores vão dificultar a visualização em determinadas ocasiões e aumentos maiores serão problemas na observação, sendo necessário o uso de tripé para se estabilizar a imagem visualizada e as chances de se perder a imagem a qualquer momento é muito grande.

Observadores de aves – by Daniel de Granville


No que se refere ao DIÂMETRO DA OBJETIVA, os binóculos já vem de fábrica com a inscrição de um código em seu corpo, 7 x 50 – 8 x 42 etc. Esses números se referem ao AUMENTO e ao DIÂMETRO DA OBJETIVA respectivamente, sendo que no primeiro exemplo,  o  número 7 refere-se ao aumento (quantas vezes o objeto parece aumentado ou aproximado de nós) com uma objetiva de 50 mm de diâmetro (5 cm).

Miyauchi binoculars

Victory 10×45 Digital Laser Rangefinder with LED Display

 

 

 

 

 

Mas então como escolher entre as várias medidas?  É simples, quanto maior for o diâmetro da objetiva, maior será a quantidade de luz que chegará até seus olhos, logo mais detalhes da ave para você observar.

Porém quanto maior o diâmetro, maior será o tamanho e o peso do binóculo, sendo necessário, portanto aperfeiçoarmos  esses números para não prejudicar a observação.  Os modelos ROOF   8 x 42 ou 10 x 42 seriam os mais indicados em nosso caso. Estes são os mais utilizados e costumam servir para quaisquer situações e condição de luz.

Especialmente se tiver em suas especificações revestimento “multi-coated ou fully-multi-coated” e “waterproof & fogproof” (pode tomar chuva que não embaça).

AJUSTES:  O binóculo apresenta dois ajustes que permitem adaptá-lo aos olhos de cada indivíduo. O primeiro, chamado ajuste das oculares, permite focalizar individualmente para cada olho, o que é útil para as pessoas que apresentam diferenças visuais entre os olhos. Note em seu binóculo que uma das oculares é móvel, permitindo girá-la.  É chamada ocular da dioptria.

NIKON Monarch ATB_10 x 42

 

 

Para ajustá-la, primeiro olhe apenas com a outra ocular, fechando o olho que olha pela ocular da dioptria. Ajuste o foco do binóculo até ficar bem nítido. Agora feche aquele olho e mantenha aberto apenas o que olha pela ocular da dioptria e vá girando-a até a máxima nitidez. Pronto você calibrou o binóculo para sua visão.

 Frequentemente este ajuste sai da posição, pelo próprio manuseio do equipamento. Para evitar isso, você poderá fixa-lo com uma fita adesiva.O segundo ajuste permite variar a distância entre as oculares, de modo que esta distância corresponda à distância inter-pupilar de cada um.


CUIDADOS COM O BINÓCULO:  A correia do binóculo deve ser ajustada de modo que ele fique na altura do peito, para evitar que fique balançando e corra o risco de colisões.  O ideal será utilizar uma “alça para binóculos” que é fabricada especialmente para este uso com material elástico e de fácil colocação (foto).

facebook: Alça Binóculo

As lentes devem ser cuidadosamente limpas com uma escova apropriada, vendida em lojas de instrumentos ópticos e solventes apropriados. Não é recomendável limpá-las com panos e papéis comuns para não arranhar a fina camada de fluorido de magnésio. Ocasionalmente pode ocorrer fungos sobre as lentes nas partes internas. Nesse caso as lentes podem ser desatarraxadas com facilidade, permitindo que se faça a limpeza interna.

Guia Birding Jefferson Otaviano

No caso de se notar dificuldade, ou se houver fungos nas oculares e prismas, é melhor levar a  um serviço especializado para a limpeza.  Guarde o binóculo sempre em lugar sem nenhuma umidade e coloque em seu estojo alguns saquinhos de sílica gel.   Quanto mais fechado for o local que se  guardar o binóculo, maior a chance dele apresentar fungos, então tente protegê-lo com uma flanela e pendure-o em algum lugar aberto.

foto by Fred Crema Maritaca Expeditions

Então para auxiliar quem estiver disposto a comprar um binóculo, elaboramos uma lista contendo 3 categorias:
1) Binóculos Altamente recomendados:
a) Fujinon b)Takahashi c) Miyauchi d) Leitz e) Swarovsky f) Coronado g) Vixen
2) Binóculos Recomendados:
a) Orion b) Meade c) Celestron d) Pro-Optic d) Steiner e) Swift f) Parks
g) Pentax h) Nikon i) Oberwerk j) Apogee k) Bruton l) Canon, m) Zeiss
3) Binóculos Recomendados com restrição:
a) Tasco b) Bushnell c) Bausch&Lomb d) Audubon e) Olympus f) Minolta

Infelizmente muitas dessas marcas não se encontram à venda no Brasil.  Naturalmente esta lista não é definitiva, e está sujeita à alterações. Talvez uma ou outra marca não esteja na lista, o que não significa que esta marca não seja recomendada. Mas, uma coisa é certa nesta área, qualidade e preço caminham juntos. Fuja dos binóculos baratos, pois certamente vai perder dinheiro.

Binóculos com Visão Noturna
Nunca compre um binóculo de visão noturna sem a devida autorização. Essa prática é considerada crime inafiançavel de tráfico de armas. Para mais informações sobre binóculos de visão noturna visite o site da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, Exército Brasileiro: DFPC

Yes No